O Google Ads é uma plataforma de Publicidade Online Paga gerida pela Gigante Google.
Originalmente chamado de Google Adwords, o canal de públicidade com base no mecanismo de pesquisa alterou o nome do serviço para "Google Ads" em 2018.
A forma como funciona é essencialmente a mesma: quando os utilizadores pesquisam uma palavra-chave na Google, eles obtêm os resultados da sua consulta numa página de resultados de mecanismo de pesquisa (SERP). Esses resultados podem incluir um anúncio pago direcionado a essa palavra-chave.
Este é um aspeto normal de uma pesquisa com muito volume na rede Google:

Conforme é mostrado na imagem, todos os anúncios aparecem na parte superior da pesquisa (SERP). Eles parecem praticamente idênticos aos resultados orgánicos excepto o texto a negrito que diz "Anúncio".
É possivel também verificar a existência de campanhas de shopping de vários anunciantes. Estas campanhas funcionam muito bem em negócios de e-commerce e são muito eficazes quer di ponto de vista de trazer tráfego qualificado como também da conversão no site.
No entanto, comprar publicidade na Google não garante necessariamente o primeiro lugar nos resultados de pesquisa ou na rede shopping. Será provavel que outros anunciantes de marketing digital estejam a competir pela mesma palavra-chave através de Google Ads, o que poderá comprometer os seus resultados neste canal.
Como funciona o Google Ads?
O Google Ads opera sob um modelo de pagamento por clique (PPC). Isso significa que os profissionais de marketing têm como alvo uma palavra-chave específica no Google e fazem lances para essa palavra-chave. Competem com outros que também têm a mesma palavra-chave como alvo do anúncio. Daí ser muito importante a escolha das palavras-chave para campanhas de Google Ads.
A boa noticia é que o valor que o anunciante deseja pagar pelo clique é um "valor máximo", isto é, o anunciante nunca via pagar mais do que aquele Custo por Clique (CPC) Máximo.
Por exemplo, se o seu lance máximo é 1€ e a Google determina que o seu preço para aquele clique no leilão é de 0.70€, o anunciante apemas pagará 0.70€ por aquele clique. A má noticia é que se a Google determinar que o valor do leilão é maior do que o CPC máximo que o anunciante pretende pagar pelo lance, este fica fora do leilão e não vai ganhar o posicionamento do anúncio.
Quais os tipos de campanhas em Google Ads?
A Google oferece vários tipos de campanhas que pode usar para o seu negócio online:
- 👉 Campanhas de pesquisa
- 👉 Campanhas de Display
- 👉 Campanhas de Shopping
- 👉 Campanhas de Video (Youtube Ads)
- 👉 Campanhas para aplicações moveis (APP)
Esta lista está sempre a ser atualizada e acrescentada através de apostas em novos canais e espaços publicitários que a Google vai acrescentando ao seu portefolio.
Na We Rank somos especialistas em Gestão de da Google Ads nos vários canais que a Google Fornece. Atuamos a nível de todos os verticais, deste a Otimização do seu site, ao setup e monitorização de campanhas de Google Ads que farão o seu negócio online ser mais lucrativo com menos investimento!