A otimização de mecanismos de pesquisa (SEO) é a arte e a ciência de fazer com que as páginas tenham uma classificação mais elevada em mecanismos de pesquisa como a Google ou o Bing. Como a pesquisa é uma das principais formas pelas quais as pessoas descobrem conteúdo online, uma classificação mais alta nos mecanismos de pesquisa pode levar a um aumento de tráfego no seu site.
Na Google e em outros mecanismos de busca, a página de resultados geralmente apresenta anúncios pagos no topo da página, seguidos pelos resultados orgânicos, fruto do trabalho de Otimização de SEO. O tráfego proveniente de SEO é frequentemente referido como "tráfego de pesquisa orgânica" para diferenciá-lo do tráfego proveniente de pesquisa paga. A pesquisa paga é muitas vezes referida como marketing do motor de pesquisa (SEM) ou pagamento por clique (PPC).
Os benefícios do SEO
A otimização de mecanismos de pesquisa é uma parte fundamental de uma estratégia marketing digital sustentável uma vez que a pesquisa é uma das principais fontes de tráfego qualificado de uma loja ou serviço online.
Os resultados da pesquisa são apresentados de forma ordenada pela relevância que o motor de pesquisa dá à query de pesquisa, quanto mais alta for a relevância do seu link para essa query de pesquisa, mais perto dos primeiros lugares dos resultados de pesquisa o seu site/link estárá. Por exemplo, para uma consulta de pesquisa típica, o primeiro resultado um receberá 40-60% do tráfego total dessa query de pesquisa. Já o segundo e o terceiro classificado receberão significativamente menos tráfego. Apenas 2 a 3% dos pesquisadores clicam além da primeira página de resultados da pesquisa. Assim, mesmo uma pequena melhoria nas classificações do mecanismo de pesquisa pode resultar em um site recebendo mais tráfego e, potencialmente, mais vendas ou requisição de serviços.
Como funciona a Otimização SEO
Mecanismos de pesquisa como a Google usam um algoritmo ou conjunto de regras para determinar quais páginas devem apresentar para determinada consulta/query de pesquisa. Estes algoritmos evoluíram para ser extremamente complexos e levam em consideração centenas ou mesmo milhares de fatores de classificação diferentes para determinar as classificações de seus SERPs (resultados de pesquisa). No entanto, existem três métricas principais que os mecanismos de pesquisa utilizam para determinar a relevância de um site e a classificação deste:
- 👉 Links - os links de outros sites (backlinks) desempenham um papel crucial na classificação de um site no algoritmo da Google e em outros mecanismos de pesquisa (como o bing). O motivo principal para a importância desses backlinks é a confiança e o índice de qualidade que outros site transmitem para o seu, uma vez que sites têm tendência de referenciar sites com conteúdo de qualidade. Os sites que conseguem links de outros sites ganham autoridade (PageRank), facilitando a indexação dos mesmos e portanto, aumentando a probabilidade destes sites conseguirem obter bons resultados no SERP.
- 👉 Conteúdo - para além da análise de backlinks, os motores de busca também analisam o conteúdo da sua página para determinar a relevância da mesma para a consulta de pesquisa efetuada pelo utilizador. Parte das estratégias de SEO assenta na criação de conteúdo direcionado às palavras-chave que os utilizadores procuram nos motores de busca.
- 👉 Estrutura de Página - a estrutura da página é uma das otimizações mais negligenciadas nas otimizações SEO. Os sites são apresentados com código HTML nos browsers e a forma como o código HTML é estruturado pode afetar a capacidade de um mecanismo de pesquisa de avaliar determinada página. Incluir palavras-chave relevantes nos headers (h1, h2, h3), no URL, no próprio conteúdo da página, adicionar rich snippets e schema data markup e trabalhar o link juice das páginas, pode ajudar os mecanismos a conhecerem melhor o seu site, passar relevância de umas páginas para as outras e garantir que o seu site seja rastreável e relevante para a queries de pesquisa.
Na We Rank trabalhamos todas as vertentes de SEO do seu negócio para que mesmo se posicione nas primeiras posições da Google e de outros motores de busca.